A Lista de Convidados

IMG_20140213_143532

Momento tenso, fazer a lista de convidados do casamento, sabendo dessa quantidade é que você poderá definir todo o casamento. São muitos conhecidos, amigos, vizinhos, parentes, colegas de trabalho e até contatos da internet. Mas como equilibrar o número de convidados e o orçamento da festa? É preciso convidar a namorada do primo que você nem conhece? E as pessoas da empresa? É indelicado não chamar a tia distante?

A maior preocupação de todos os noivos, afinal envolve dinheiro – o custo de muitos itens da festa é calculado no número de pessoas – sentimento e em muitos casos até politicagem.

Para mim, a forma que mais funciona é estabelecer perguntas-chave de corte e aplicá-las a todos que entrarem na sua lista inicial. Você só quer pessoas queridas, que te amam e que torcem pelo casamento, certo? Então faça as seguintes perguntas à você mesma:

  1. Eu costumo frequentar a casa dessas pessoas ou ela frequenta a minha?
  2. Eu tenho o telefone dessa pessoa ou sei que posso enviar mensagem sempre que precisar?
  3. Essa pessoa me ligou no meu último aniversário para desejar felicidades?

Na boa gente, se vocês não frequentam a casa da pessoa, sequer tem o telefone da mesma e ela/ ele nem te ligou no seu aniversário, por que raios ela tem que estar no seu casamento?!

Mas tem também a parte dos pais. Se os pais quem estão oferecendo a festa, é muito justo sim que eles convidem os amigos deles, afinal é muito orgulho para os pais mostrar a felicidade dos filhos para os outros. Só peça para seus pais aplicarem as mesmas perguntinhas na lista deles.

Eu sei que é difícil fazer cortes numa lista de convidados, a gente sempre quer compartilhar nossa alegria com todas as pessoas que estão em nossa volta ou que fizeram parte de nossa vida. Crie seus próprios critérios de corte e foque apenas nas pessoas que te amam. Se até a rainha Victoria, da Inglaterra, em 1840, deixou de convidar alguns nobres porque queria em seu casamento apenas pessoas que simpatizava, por que você não consegue fazer o mesmo?

Antes de começar junte as famílias do noivo e da noiva.

ListaModelo

A lista de convidados é o primeiro passo para o planejamento de um casamento bem sucedido, já que a quantidade de pessoas interfere diretamente em diversos itens, como o local da recepção e a quantidade de bebida. Comece a lista pelas pessoas mais próximas, aquelas que efetivamente participam da vida do casal. Depois, considere parentes mais distantes, amigos dos pais e do trabalho. Uma dica para organizar a lista de convidados é começar pelos bisavós, em seguida pelos avós, tios, primos, padrinhos e amigos. Outra sugestão é fazê-la em ordem alfabética. Assim, evita-se repetir nomes e fica mais fácil conferir se faltou alguém.
A lista deve ser elaborada levando em conta o orçamento. Por isso é tão importante que ela seja definida logo no início do planejamento – e, na dúvida, o melhor é partir de uma quantidade modesta de convidados. Se mais tarde o casal perceber que existe sobra no orçamento, aí sim a lista pode ser ampliada.

Um erro comum é os noivos fazerem listas separadamente. Ela ficará mais extensa e possivelmente fora do orçamento. Outro equívoco é convidar pessoas apenas por protocolo, ultrapassando o limite pré-estabelecido de convidados.

A lista deve ser feita no começo do planejamento. Dela dependem escolhas cruciais, como o número de convidados para o buffet e a escolha do espaço da festa. Mesmo para um casamento só na igreja é necessário saber a quantidade de pessoas, para encontrar um local que possa acomodá-los. Tanto uma igreja muito lotada, com convidados do lado de fora, como uma igreja muito grande e vazia, desagradam
Se precisarem “cortar” nomes, avaliem quem são os convidados obrigatórios e, especialmente, a proximidade destas pessoas com os noivos. O convite deve ser feito às pessoas mais próximas e que participam da vida do casal.

Se não for chamar ninguém do trabalho, evite comentar sobre o casamento. Caso queira convidá-los, priorize aqueles com quem os noivos têm uma relação fora do ambiente de trabalho ou os mais chegados, entregando a eles um convite individual. Nunca coloque o convite de casamento no mural, pois dá a entender que você está convidando a todos da empresa.

O serviço de confirmação de presença (RSVP é sigla para Répondez S’il Vous Plaît , expressão francesa que significa algo como “responda por favor”) é interessante para o casal ter noção, ainda que de modo aproximado, da quantidade de convidados. Assim, evita-se o desperdício ou a falta de algum item. Nos últimos 10 dias antes do evento, imprevistos podem alterar um pouco o quadro. Mas o número de confirmações fica bem próximo ao real.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s