Convidando Pajens, Daminhas e Demoiselles

81.2-Casamento-Viviane-e-Vinicius-Copacabana-Palace-Casa-de-Santa-Teresa-Flavia-Soares-Fotografia-Rio-de-Janeiro1

A tradição das damas de honra surgiu na Idade Média, quando as amigas mais próximas da noiva se vestiam de forma parecida e entravam antes dela no cortejo, a fim de confundir os espíritos maus e retirar qualquer energia negativa de perto da noiva.  As damas de honra, conhecidas também por “demoiselles” ou “bridesmaids”, são bastante comuns nos Estados Unidos e em alguns países da Europa. No Brasil, esta é uma tendência recente, mas que vem se consolidando entre as noivas. As damas de honra destacam-se por usar vestidos parecidos ou iguais, tanto no modelo como na cor, levando, em suas mãos, pequenos buquês que servem de pano de fundo para o buquê da noiva, geralmente mais estiloso e arrojado. Elas complementam o cortejo da cerimônia e não impedem a presença de pajens e daminhas, em geral crianças menores de 12 anos.

As crianças sempre dão um ar de graciosidade e tradição ao casamento. Mas qual a função do pequeno pajem e da daminha na cerimônia? Quantos são permitidos escolher? Como escolher a crianças e qual roupa ela deve usar? Acredita-se que a presença dos pajens em cerimônias de casamento surgiu graças à função desse personagem na época da renascença: era uma criança nobre que servia ao patrão, preparando a mesa ou ajudando-o em grandes ocasiões.

Daminhas-aguardando-a-noiva-Casamento-Larissa-Ricciardi-e-Paulo-Henrique

  1. Quantas crianças convidar?

O número de pajens e daminhas podem variar de um a oito crianças, mas tenha cuidado na hora de escolhê-las. Se forem muito pequenas podem chorar e não quererem entrar na hora. Prefira as maiores de cinco anos e menos de 12 anos, com as quais você tenha bastante contato e que possam entender a importância de sua tarefa na hora do casamento.

Lembrando que os noivos devem se oferecer para pagar a confecção ou aluguel das roupas, então cuidado para não exagerar na quantidade.

pajem-no-carrinho-620x413

2. Quem leva as alianças?

Quem leva as alianças é o Pajem. Elas podem estar presas a uma almofadinha, dentro de uma caixinha personalizada, amarradas a um livro com um laço de fita, entre outras opções.

Fui a um casamento que quem levou as alianças foi à bisavó da noiva. Não é comum, porém pesquisei e muitos casamentos hoje tem uma pessoa mais velha que está fazendo esse papel, é como se houvesse uma benção a mais. É um momento muito emocionante.

3. Quais os trajes, tecidos e cores devem usar?

 pajem-daminha-plaquinha

O traje varia de acordo com a idade da criança, estilo do casamento, estação do ano, horário e o grau de formalidade da cerimônia.

Vista as crianças COMO CRIANÇAS. Antes de tudo as roupas precisam ser confortáveis! As roupinhas devem, inclusive, combinar com a decoração, com o estilo e com o horário da festa. Fiquem atentos, também, ao cumprimento do vestido da dama, ele não deve ultrapassar a altura do tornozelo. Deixar os sapatinhos à mostra deixa o look mais fofo e a criança corre menos risco de tropeçar na barra do vestido. O pajem deve usar um terno ou meio fraque, contudo, se a festa for na praia ou no campo, pode usar, por exemplo, calça, camisa e suspensório. Nada de flores imensas no cabelo, penteados com cabelos superpuxados, grampos que machucam e tiaras que não param na cabeça.

Entre os sapatos mais indicados para as meninas estão as sapatilhas, os sapatos baixos de correntinha e as sandálias rasteiras. Para os meninos, prefira os tênis aos sapatos sociais. Além de mais confortáveis e apropriados para as crianças, eles podem ser usados depois.

Os trajes das daminhas devem está em sintonia com o vestido da noiva, o que não significa que deva ser o mesmo modelo.

Para o inverno prefira tecidos mais quentinhos e encorpados, para o verão escolha algo mais leve como algodão, organza, renda etc.

Para enfeitar os cabelos guirlandas de flores, botões de mini rosas, fitas prendendo os cabelos longos, delicadas fivelinhas ou grampos.

A dica é a mesma do cabelo vale para a maquiagem das daminhas. Lembrem-se que as ainda são meninas, e portanto, devem ter uma maquiagem leve e os cabelos soltos, ou no máximo, com um coque despojado. Menos laquê é MAIS, neste caso!

pajen-daminha-baloes-bexigas-3

  1. Dicas!!!
  •  Quanto às flores, opte pelas em miniatura. Ficam lindas em delicados bouquets e tiaras para crianças. Contudo, atualmente, os clássicos pomanders podem ser substituídos por pequenos bouquets, cestinhas com pétalas de flores, bonecas ou até bouquets de pirulitos.
  •  Deixe para encomendar os trajes de dama e pajem uns dois meses antes do dia da cerimônia, após a escolha dos locais e decorações da festa e cerimônia. Eles devem combinar com a decoração e NUNCA ser uma réplica do vestido da Noiva.
  • Uma dica muito importante: é de bom tom que quem convide, também PAGUE pela confecção ou o aluguel dos trajes. Caso o casal não queira custear o vestido, deverá comunicar claramente aos pais das crianças, e juntos, devem chegar a uma solução, como um vestido emprestado de outra criança.
  • Para a entrada das crianças, escolha músicas mais alegres, mesmo que em versões instrumentais. Temas dos filmes da Disney e músicas infantis, como a Alecrim Dourado, são ótimas opções. As crianças ficam mais à vontade, se reconhecerem a música.
  • Conversem com os pais das crianças para que elas não cheguem com muita antecedência, no dia do evento. Elas podem ficar cansadas ou muito ansiosas e acabar desistindo de entrar na Igreja.
  • NÃO convide só uma criança. Prefira, no mínimo, um casal ou duas meninas. Caso aconteça algum imprevisto e uma delas não possa comparecer será preciso fazer uma pequena alteração no cortejo, mas é muito melhor do que as portas se abrirem e não entrar ninguém.

damas adultas

Se houver as “demoiselles” ou “bridesmaids (são as damas adultas), veja algumas opções:

  • Todas usando a mesma cor e modelo de vestido;
  • Todas usando o mesmo modelo e as cores diferentes;

O importante é que a noiva sempre combine com antecedência com as suas damas, daminhas e pajens.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s