A escolha do Buffet

3

O Buffet para Casamento é responsável por boa parte da despesa da festa de casamento. As comidas de casamento sempre são especiais. Do bolo ao docinho, do bem-casado aos salgados, do almoço ao jantar, todas elas trazem um toque mágico e saboroso à festa. E nisso o papel do buffet para casamento é essencial: é preciso servir os convidados da melhor maneira conforme o bolso dos noivos.

A escolha do buffet ideal depende de diversos fatores, o primeiro deles e mais importante é a confiabilidade e profissionalismo da empresa, é o passo principal para uma festa de sucesso. Com o nome de alguns bons fornecedores em mãos, é hora de partir para os demais requisitos.

  1. Empresa: antes de contatar os buffets, defina exatamente o que você precisa. Isso é indispensável para evitar gastos excessivos com opções que, por mais que sejam encantadoras e diferentes, podem não ser necessárias na sua festa. Se a empresa que você contatar tentar “empurrar” serviços e opções mais caras, mesmo que você já tenha dito o que precisa, desista e procure outro fornecedor. A relação entre o buffet e o casal deve ser de respeito e confiança, caso contrário são grandes as chances de que surjam problemas;

7

  1. Tipo de Festa: Definir otipo de festa e os cardápios. Pode ser: Jantar, Coquetel, Almoço ou Brunch. Todas as opções sugeridas possuem variados cardápios e estes devem ser escolhidos com muita atenção. Existem buffets que, apesar de oferecerem cardápios prontos, são bastante flexíveis, possibilitando mudanças de alguns itens, ajustando da melhor forma possível sua composição.
  2. A data deve ser informada e o número de convidados também deve ser definido, com quebra de lista ou desconsideração de cerca de 10% do total do número dos convidados. Para o fechamento donúmero mais aproximado de presentes, a margem para excedentes é de no máximo 20%, já que uma maior quantidade pode comprometer a execução do serviço.
  3. Necessidades: vocês precisarão de garçons para servir durante a festa ou as pessoas se servirão? Quantas bebidas serão servidas? Quais os pratos disponíveis? Tenha tudo isso em mente na hora de contatar a empresa;

4

  1. Indicações: evite empresas desconhecidas ou que não possuam boas referências. Procure sempre pesquisar em redes sociais e com amigos e familiares se conhecem empresas sérias e que trabalham com total organização e respeito ao cliente, porém é sempre importante procurar e registrar tudo o que for acordado em contrato;
  1. Degustação: nunca deixe de lado a degustação do menu do buffet. É importante conhecer a qualidade e o sabor dos pratos oferecidos, além de também poder observar como os funcionários da empresa trabalham. Se possível, compareça a pelo menos uma festa organizada e atendida por eles, e veja se está de acordo com o que você deseja.

????????????????????????????????????

  1. Bebidas: A maioria dos buffets já inclui em seus cardápios alguns tipos de bebidas. Geralmente incluem inicialmente bebidas não alcoólicas, como água, refrigerante e sucos. Certifique-se da quantidade oferecida e ainda de que elas serão servidas durante toda a festa. Existe ainda a taxa de rolha para whisky, espumantes e vinhos, verifique se é cobrado e quais os valores. Junto àqueles que não cobram taxa de rolha, verifique se os preços de distribuidores e ou fornecedores de bebidas em consignação equiparam-se com os cobrados pelo buffet. Você não é obrigado a comprar bebidas da casa, mas tudo é questão de analisar preços e pacotes oferecidos.
  1. Atrações: Para osserviços de música, muitas casas passaram a oferecer bandas ao vivo, pianista ou DJ em seus pacotes. A contratação por fora pode ser uma opção mais cara e, caso você possa verificar com cautela a qualidade dos serviços e a possibilidade de definir estilos musicais com os profissionais indicados, não há nenhum problema na utilização desse serviço como agregado.

10

  1. Casamento Civil ou Cerimônia no Local: Hoje em dia é muito comum a realização de cerimonias civis e religiosas no próprio local da festa. Verifique as possibilidades de montagem para tanto.
  2. Detalhes do Local: Se a recepção de seu casamento for no salão do buffet, verifique se a estrutura do local está dentro de suas expectativas – as instalações, as acomodações, a limpeza, a quantidade de banheiros, número de mesas, cadeiras e de toalhas, se tem estacionamento, manobristas, seguranças.

2

  1. Momento da Contratação: O ideal écontratar o serviço de buffet 6 a 12 meses antes da cerimonia. Quanto mais cedo você contratá-lo mais fácil será assegurar a disponibilidade da data e o tempo necessário para organização de outros detalhes.

8

  1. Lembre-se do Contrato: Fique de olho na hora de assinar o contrato com o buffet. Peça para que seja tudo especificado em todos os detalhes – os serviços inclusos, o cardápio, quais bebidas estão inclusas e tudo o que foi acertado verbalmente. Não faça acordos verbais. Na hora de fechar ocontrato com o Buffet escolhido, verifique se estão corretos: cardápio, bebidas e sua quantidade, equipamentos, taxas adicionais, formas de pagamento e cobrança em caso de quebras ou danos de utensílios e materiais do buffet. Pesquise bastante, procure profissionais conhecidos no mercado. Analise bem cardápios e valores. Os preços variam muito. Comprar pacotes sempre é mais barato, mas assegure-se sempre da qualidade de todos os serviços oferecidos. O pagamento pode ser à vista, mediante bom desconto. No entanto, não é o mais indicado. Geralmente é cobrado um sinal no fechamento do contrato e o restante para pagamento dias antes do evento ou ainda parcelado.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s