Escolha da Equipe de Foto e Filmagem

Casando-em-Recife-FilmagemNa hora de escolher os fornecedores de casamento, todo cuidado é pouco. Em relação ao serviço de foto e filmagem, o cuidado deve ser ainda maior. Esse é o serviço que eterniza o casamento. No dia seguinte da festa, o que fica são as lembranças e as fotos e o vídeo.

Atualmente, com tanta tecnologia você pode esquecer aquele formato de filmagem antigo, longo e cansativo, e se animar com a ideia de ter seu casamento como um filme de Hollywood. Para isso você precisará se atentar para alguns detalhes listados abaixo:foto-e-video-casamento-cinegrafista-profissional-freelancer-10219-MLB20025762835_122013-F

  1. Resista àquela vontade de pedir a um amigo que ele mesmo faça a filmagem do casamento. O vídeo do seu casamento deve ser feito por um profissional, pra evitar imagens tremidas e cortes inexplicáveis justo nos momento mais emocionantes. Claro que você pode pedir para algum convidado fazer um vídeo amador da festa. É até divertido, mas garanta a filmagem profissional.
  2. Antes de escolher a equipe de filmagem para o casamento, busque referência com colegas que tenham se casado recentemente e dê uma olhada nos vídeos feitos pelas empresas. Procure conhecer alguns de seus trabalhos (mostruários nem sempre são confiáveis).
  3. Cuidado com preços muito a baixo do mercado, pode significar que a pessoa trabalhe com material de segunda ou de procedência duvidosa, pode significar também falta competência e inexperiência.
  4. Verifique se equipe tem equipamentos de reserva (casamento é uma só vez, CUIDADO!).
  5. Exija um contrato que te dê segurança, como (qualidade, pontualidade e profissionalismo).5ff1b39a3d1458245c83cc2997e296
  6. Verifique quantos anos de experiência tem o fotógrafo.
  7. Averigue se são fotógrafos profissionais, ou fazem da fotografia ou vídeo filmagens um bico ou hobby. (aí quando estragam um casamento ou serviço de responsabilidade, param simplesmente de fotografar ou filmar, alegando não preciso disso mesmo, ou, eu não era fotógrafo mesmo. Cuidado esse casamento pode ser o seu)!
  8. Não esqueça de acertar detalhes e condições como o prazo de entrega, quantas cópias do vídeo serão feitas, o preço de cada uma e as horas de trabalho.
  9. Certifique-se de que a equipe do cinegrafista contratada seja de qualidade e preparada para trabalhar em eventos como festa de casamento.
  10. Leve em consideração que pode haver imprevistos e atrasos na sua festa de casamento. Sendo assim, não fixe um horário para a saída da equipe de filmagem, e sim um acontecimento. Por exemplo: depois de cortar o bolo, na metade da festa, etc.
  11. Sejam claros ao especificar os momentos que você quer que estejam muito bem registrados e quais as pessoas que você quer que tenham um espaço maior no seu vídeo de casamento.
  12. Geralmente, os profissionais de filmagens para casamento estão acostumados com ambiente de festa. Mas é bom se assegurar de que eles estarão vestidos de maneira discreta e elegante e circulação pelo ambiente de forma natural, sem incomodar os convidados.10109_big
  13. Combine um horário com o cinegrafista para que os noivos possam passar em cada mesa e te uma recordação de todos os convidados da festa.
  14. Tudo o que for combinado entre os noivos e a equipe de foto e filmagem deve estar no contrato.
  15. Certifique-se que a empresa de filmagem usará câmeras DSLR, pois elas são as mais recomendadas para se ter aquele efeito de cinema que citamos acima, são câmeras compactas, versáteis e por isso chamam pouca atenção. Além disso, existem os equipamentos extras tais como slyder, steady cam que garantem cenas dinâmicas e diferentes.
  16. Já imaginou um filme sem som?! Pois é, não dá nem pra imaginar, por isso a empresa de filmagem deve ter pelo menos duas opções de captação de áudio diferentes. Realmente não há garantias, pois falhas tecnológicas acontecem. Assim, uma mesa de som em bom estado e mais de um recurso de captação de áudio são fundamentais.Fotografias-e-filmagem-de-casamento-curitiba
  17. Prefira empresas que te entreguem o serviço finalizado em Blu-ray e DVD. No Blu-ray garantimos a maior qualidade do vídeo, e no DVD maior praticidade, pode ser que sua sogra ainda não tenha um aparelho compatível e não será por isso que ela deixará de assistir o filme do filho. Empresas realmente preocupadas com a durabilidade da sua lembrança, te darão a opção de salvar os vídeos em um Pen drive, afinal quanto mais back up melhor!
  18. Se você já se sente desanimada ao pensar em assistir um vídeo longo, definitivamente o vídeo na íntegra não é para você. Hoje você pode escolher o tempo final do seu filme sem medo de que algo importante fique de fora, pois a função de uma boa edição é cortar apenas o descartável e dar ênfase aos momentos marcantes, aqueles que você guardará para sempre.
    A linguagem jornalística utilizada em filmes de casamento permite que a história do casal seja contada com início, meio e fim com emoção e dinamismo, tornando seu dia único.
  19. Se você faz questão de escolher cada uma das músicas que estarão no seu vídeo, certifique-se com a empresa se ela as aceitará. Vale ressaltar que talvez a música não combine com as cenas, então, cabe ao profissional esta análise, eles são profissionais e sabem melhor que ninguém o que dará mais emoção ao seu filme, claro, respeitando seu estilo e gosto.NKG-4-EDITADA2
  20. Algo que realmente precisa fluir em uma cerimônia é a sintonia entre a equipe de fotógrafos e equipe de filmagem, já que ambos registrarão os mesmos momentos só que de forma distinta. Fuja de profissionais que mencionem ou deem a entender que não sabem a importância do trabalho sincronizado com a outra equipe.
  21. Assegure-se sobre o tempo total de cobertura no dia do seu casamento, o evento inicia-se com making off, que é a preparação da noiva e hoje também se faz do noivo, que acontece horas antes do início da cerimônia. Um bom vídeo contempla todos os momentos, desde o making off, a cerimônia, até o fim da festa.
    Ainda bem que o mito de que a fotografia é mais importante que a filmagem já caiu por terra há tempos, os dois serviços são importantes igualmente. Os votos, a mensagem, as músicas, seus convidados e muitas outras demonstrações de carinho e amor só poderão ser revividas através do filme e das fotografias do seu casamento, cada um com sua magia e características.

DICAS IMPORTANTES:

fotografo

  • Procure vários fotógrafos e os selecionem. Veja o trabalho deles. E após conhecer o site e estúdio dos profissionais de foto e filmagem, escolha alguns, entre em contato por telefone e agende uma visita para conhecer o trabalho ao vivo. Peça para o fotografo lhe mostrar outros álbuns de casamento, fotos de trabalho e também vídeos de outros noivos, se possível peça referências.
  • Quando sair de cada visita faça anotações do que você e seu noivo acharam de cada trabalho, depois analisem juntos os prós e contras e finalmente decidam quem será o profissional de foto e filmagem que vai registrar os melhores momentos do seu grande dia. Lembre-se de colocar no contrato tudo o que foi acordado verbalmente.
  • Observe também se as fotos que o fotografo costuma tirar estão nítidas, sensíveis e bem enquadradas. Ao voltar da lua de mel, o casal espera que seu álbum de casamento possa transmitir toda a emoção de seu grande dia. Imagine se as fotos que seu fotografo tirou não ficaram nítidas ou se o fotógrafo “cortou a cabeça” de sua madrinha preferida. Por isso cuidado ao escolher o profissional.
  • A personalidade do fotografo também é um item muito importante, pois problemas de afinidade podem aborrecer os noivos e comprometer o resultado do álbum, por isso a noiva e noivo precisam simpatizar com o fotografo, afinal ele irá registrar um grande acontecimento de suas vidas.
  • Comece a procurar seu fotografo com antecedência, afinal um bom fotografo pode não ter data disponível, por está comprometido com outro evento.

Ah! Lembre-se de colocar no contrato tudo o que foi acordado verbalmente. Em caso de dúvidas, consulte o Procon e procure referências sobre a empresa antes de contratá-la.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s