Como escolher o convite do casamento?

1Shabby chic? Estilo rústico ou a elegância urbana? Várias cores? Brilhantes ou suaves?  bege elegante? Ao escolher o convite de casamento é importante saber qual é o estilo geral do casamento. Um convite de hello kitty, obviamente não vai muito bem com um salão de recepção de um hotel de luxo. Mas, um convite de casamento rústico ou ecológico combina perfeitamente com uma festa em um sítio ou uma fazenda por exemplo. Tome um pouco de tempo para pensar sobre o tema do seu casamento e o que você quer comunicar.

A escolha de convites de casamento, assim como a escolha do vestido, pode levar as noivas à muito estresse. Sabemos que a primeira impressão é a que fica e os convites de casamento definem o tom e o tema da festa de casamento. Não vamos esquecer, é claro, que o convite vai viver para sempre no álbum da sua sogra ou da sua mãe!

Se você está planejando o seu casamento, já é hora de começar a pensar sobre a escolha dos convites de casamento. E com tantos outros detalhes para pensar na organização do casamento, como você se certifica de que os convites saiam perfeito? Pode relaxar: aqui lhe passamos dicas para escolher convites de casamento perfeitos.

Como qualquer outro serviço, esse também precisa estar coerente com o estilo de celebração desejado pelos noivos. Portanto, se o momento tiver um ar mais informal, deve-se optar por modelos que sigam a mesma linha. Se a ocasião for glamourosa, abre-se espaço para exemplares mais sofisticados, tanto no que diz respeito ao formato e à cor quando à tipologia da letra utilizada, ao serviço de caligrafia e até ao lacre escolhido. Afinal, por ser uma espécie de porta de entrada da festa, é o convite que dará uma ideia prévia de como será a ocasião.

  1. Em relação à quantidade a ser encomendada, obviamente, é fundamental levar em consideração a lista de convidados. Mas não se deve esquecer que ele, na maior parte das vezes, é endereçado à família, e não à cada integrante desta, o que faz com que o número de convites seja menor do que a lista de convidados. Por exemplo: se a intenção é chamar para a festa o tio, sua esposa e os dois filhos, será preciso um exemplar, em vez de quatro. Já se apenas uma das pessoas da família for convidada, aí sim será necessário um individual. Para não correr riscos, o aconselhável é imprimir 10% a mais de convites, para o caso de surgirem convidados de última hora ou de haver erro de grafia por parte do calígrafo. 04el230z2jz8qv750phki7ubl
  2. Este convite informa, de maneira preliminar, algumas questões importantes como o traje que será utilizado bem como os presentes que podem ser oferecidos aos noivos.
  3. O papel mais utilizado para convites de casamento é do tipo couché, verge ou papel vegetal branco; sendo que para cerimônias mais modernas e descontraídas uma boa opção são os papéis coloridos.
  4. É possível fazer um convite para a cerimônia religiosa e outro para a festa conhecido popularmente como individual.
  5. No momento de entregar o convite outro cuidado a ser tomado é com o envelope em que ele será colocado e que pode ser branco ou colorido de acordo com o tema e coloração que será usada na festa e cerimônia de casamento.1452df9638309e56582a59f8cb9a62c7

Os convites de casamento precisam respeitar a identidade visual da festa – o que inclui também o vestido de noiva. Mas, para escolher o modelo, o estilo da festa e a personalidade dos noivos também precisam ser avaliados. A seguir, veja dicas para escolher e distribuir os convites.

  1. O convite precisa combinar com a decoração? A infinidade de cores, texturas e estampas torna mais difícil a tarefa de escolher o convite de casamento. Porém, a decoração da festa pode ajudar a minimizar este trabalho.A identidade visual do casamento deve compor toda a festa, o que significa que os convites precisam estar em sintonia com a decoração. E no meio de tantas opções, um jeito prático para os noivos não se perderem é escolher uma paleta de cores e utilizá-la em todos os detalhes da recepção. Excessos de fotos do casal, frases e enfeites precisam ser evitados.
  2. A escolha do convite deve ser feita quanto tempo antes da festa? Depois que a lista de convidados e o local da cerimônia e da festa estiverem definidos – vale lembrar que igrejas e bufês badalados precisam ser reservados com até um ano de antecedência -, é o momento de escolher o design dos convites.A encomenda dos convites precisa ser feita seis meses antes da festa. A entrega, no entanto, pode ser feita com 30 dias de antecedência. Mas se a festa será realizada fora do Brasil, é melhor que a entrega seja feita de 45 a 60 dias antes. O save the date – que é um ‘pré-convite’ de casamento – pode ser enviado até quatro meses antes da festa, para que os convidados possam se programar.
  3. Quais são as tendências para convites de casamento? Os convites clássicos estão sempre em alta, mas também podem receber um toque pessoal dos noivos, como um forro digitalizado ou capas, por exemplo. A tendência atual são os monogramas – desenho das letras iniciais do nome do casal – prateados, dourados e rose.Cas-Zhu-39-Medium
  4. Os convites podem ser uma lembrança da festa? É comum que os padrinhos do casamento recebam um convite especial, que pode vir acompanhado de um bem-casado, uma garrafa de champanhe ou outro mimo. Para quem quiser presentar também os demais convidados, existem opções simples – e úteis.Os acessórios ‘funcionais’, como marcadores de página, são boas opções, já que garantem um toque especial dos noivos, além de ser uma lembrança.
  5. A lista de presente precisa estar no convite? O convite de casamento pode ter o link para o site no qual a lista de presentes está disponível. Existem sites especializados nos quais os noivos podem criar páginas, para que os convidados acompanhem o status dos preparativos do casamento – e também a lista de presentes. O ideal é que o convite oficial da cerimônia não vá acompanhado de um cartão individual com sugestões.
  6. Quanto vou gastar de convites? As participações de casamento podem se tornar muito caras. Isso não depende apenas do número de convidados (ainda que o preço baixe por convite, quanto maior o número de convites), mas por certos detalhes como apliques e decorações (como fitas de brilho, facas, cortes e dobras, o número de lados para imprimir, tipo de papel, entre outros). Recomendo que você compare os preços de várias gráficas antes de tomar a decisão (Atenção não esqueça de considerar a qualidade). Algumas gráficas oferecem imprimir grátis o endereço dos convidados nos envelopes, outras os selos para os envelopes, e outras envelopes brancos ou beges também grátis. Considere todos os aspectos em relação ao preço para obter a melhor oferta para os seus convites de casamento. convite
  7. O que deve vir escrito? Se você ainda não tem texto, há sites que podem ajudar nesse sentido, mas a autenticidade é sempre indicada. Aquele livro favorito de poemas pode dar excelentes ideias nesse sentido. Se o seu convite for algo inovador, o texto contido nele não deve ser algo muito tradicional para não fugir dessa proposta.
  8. Que tipo de letras e disposição do texto deve usar? Um das coisas que a gráfica vai lhe pedir, é para que defina as fontes e o layout do texto que usará nos seus convites de casamento. Por mais que possa parecer super simples, a distribuição do texto no convite ou as fontes escolhidas são extremamente importantes visualmente. Se você realmente está procurando que os seus convidados guardem os seus convites de casamento por anos, ou pelo menos arraca-lhes um ohhhhhh de admiração, você pode contratar um serviço de caligrafia. Neste caso, os convites de casamento são manuscritos com o tipo de letra que você escolher. Aqui vai uma dica para não gastar tanto, utilize a caligrafia para os nomes dos convidados nos envelopes!
  9. Está pensando em convidar a todos para a cerimonia religiosa, mas apenas alguns para a recepção e festa? Considere a adição de um cartão para a festa de casamento e para terminar a montagem do conjunto, utilize um envelope com bolso. Se sua festa de casamento for fora da cidade (fazenda, campo, montanha etc.) você pode adicionar um mapa com instruções para chegar.
  10. Como escolher a empresa que fará seu convite? Escolha a que você se sinta confortável e que goste você goste do trabalho. Se tiver um site online talvez você possa ver o que as noivas anteriores comentaram sobre sua experiência com eles. Peça para ver uma amostra do seu convite impresso antes de dar a sua aprovação final para imprimir todas as participações de casamento. Você pode evitar uma grande dor de cabeça.

Deste modo, com a análise do modelo, quantidade, cores, grafia, envelopes, papel e outras questões que serão abordadas nos próximos posts são possíveis escolher o convite de casamento tão sonhado.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s